Dica: “A prosperidade do vício”

Daniel Cohen, economista da École Normale Supérieure e vice-presidente da École d’Economie de Paris, consegue ser leve e completo o suficiente para trazer em “A prosperidade do vício – Uma Viagem (inquieta) pela economia”, um plano de vôo sobre os caminhos da economia ao longo da história da humanidade. Em 198 páginas, Cohen pontua os principais teóricos da economia e suas contribuições para o desenvolvimento da sociedade. Das sociedades coletoras primitivas à economia pós-industrial do século XXI, o livro conduz o leitor pelos avanços e retrocessos da cognição humana sobre o fenômeno das trocas, escolhas e demandas da humanidade.

Sem render tributos explícitos às quaisquer escolas econômicas, o que permite ao leitor aguçar seu senso crítico sobre o fenômeno econômico, Cohen não poupa críticas aos ortodoxos, heterodoxos, liberais, keynesianos, marxistas, malthusianos, financistas, ou qualquer outra classificação técnica/teórica promotora de uma solução hermética para as crises econômicas.

Auxiliado por referências que por vezes refogem à doutrina econômica, em especial a sociologia – diferença fundamental dos seus pares americanos -, Cohen, ao final, peca por deixar um gostinho de “quero mais”, pois conclui fazendo uso do já vergastado bordão: “devemos aprender com os erros do passado”, no melhor estilo behaviorista, o que torna o título pouco inteligível.

Por @victorhugodom

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: