Direito e Economia – Novos horizontes no estudo da responsabilidade civil no Brasil

Foi lançado pela Editora LTR o livro “Direito e Economia – Novos horizontes no estudo da responsabilidade civil no Brasil”, de autoria do procurador federal, Dr. Eugênio Battesini.

Sinopse

As últimas décadas registraram a formação e o desenvolvimento de uma segunda onda de pesquisa integrativa em Direito e Economia, o movimento de Direito e Economia. Empreendimento acadêmico de natureza interdisciplinar, caracterizado pela aplicação da teoria econômica e de métodos econométricos no exame da formação, da estrutura, dos processos e do impacto do Direito e das instituições jurídicas, o movimento de Direito e Economia alavancou o ensino e a pesquisa nas duas ciências, propiciando o surgimento de vasta literatura, nas mais diversas áreas de pesquisa jurídica e econômica.

Fruto de pesquisa desenvolvida pelo autor no âmbito da Universidade Federal do RS e da Columbia University in the City of New York, a qual conduziu à realização da tese de doutorado defendida em 2009, na UFRGS. O livro oferece resposta a relevantes questões que permeiam o estudo integrativo Direito-Economia, tais como: O estudo integrativo Direito-Economia é um fenômeno contemporâneo? O que é e quais são as principais características do movimento de Direito e Economia? Quais são os fundamentos teóricos de análise econômica da responsabilidade civil? É possível aplicar os fundamentos teóricos de análise econômica no âmbito do Direito brasileiro de responsabilidade civil? Ao vislumbrar “novos horizontes no estudo da responsabilidade civil no Brasil”, as sementes de uma nova linha de pesquisa surgem em nosso país, contribuindo para o estabelecimento de um “estilo brasileiro” de pesquisa em Direito e Economia.

O Autor

Eugênio Battesini é Professor do curso de especialização em Direito e Economia da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutor em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Visiting Research Fellow na Columbia University in the City of New York, Law School. Prêmio Robert D. Cooter – Microsoft em Direito e Economia. MBA em Direito da Economia e da Empresa pela Fundação Getúlio Vargas. Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Procurador Federal da Advocacia-Geral da União, lotado na Procuradoria Regional Federal da 4ª Região.

Recomendações

“Por razões variadas e distintas, o Direito e Economia não teve o desenvolvimento que merece fora dos Estados Unidos. Tem sido complicada a relação entre o Direito e Economia e a dogmática jurídica prevalecente no mundo civilista. Um desses problemas é precisamente a falta de aplicações do Direito e Economia à realidade e às preocupações do Direito codificado e a excessiva concentração na agenda jurídica anglo-saxônica. Nesse sentido, entende-se o papel fundamental da obra do professor Eugênio Battesini. Trata-se de um passo muito importante no crescimento intelectual e científico do Direito e Economia no mundo da língua portuguesa. Primeiro, porque divulga e expande os horizontes da análise econômica da responsabilidade civil, tema importante e fundamental no Direito e Economia. Segundo, porque permite uma visão inovadora e estimulante do Código Civil brasileiro de 2002 e, por comparação, do Código Civil brasileiro de 1916”.

Nuno Garoupa – University of Illinois, College of Law.

“Muito se orgulha a Escola da Advocacia-Geral da União da publicação da obra do professor e colega de carreira Eugênio Battesini. Destaca-se, dentre outras inúmeras qualidades, por debruçar-se sobre tema de tamanha relevância e ainda pouco debatido no âmbito da Advocacia Pública. Sobre esse aspecto, o momento de sua chegada e todo seu brilhante conteúdo é sobremaneira oportuno. Não bastasse, a obra ora apresentada também traduz um pouco do trabalho dessa Escola, resultado do empenho e da dedicação diária de uma equipe em busca da capacitação dos membros da AGU. Mais do que uma apresentação, deixamos aqui nossos sinceros agradecimentos ao colega, que soube retribuir, com grandiosidade, a confiança depositada por essa Escola”.

Jefferson Carús Guedes, Diretor da Escola da Advocacia-Geral da União e Juliana Sahione Mayrink Neiva, Coordenadora-Geral da Escola da Advocacia-Geral da União.

Disponibilidade: Em estoque.

R$65,00

Descrição rápida

Sub-Título: NOVOS HORIZONTES NO ESTUDO DA RESPONSABILIDADE CIVIL NO BRASIL
Autor: EUGÊNIO BATTESINI
Edição: 2011, JANEIRO
Num. de páginas: 328
Código de Venda: 4250.7
ISBN: 9788536116426

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: